PESQUISADORES DESENVOLVEM ÓRTESE PARA PACIENTES COM ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA.
- dralexandrefisio
- 4 de set. de 2020
- 1 min de leitura

PESQUISADORES DESENVOLVEM ÓRTESE PARA PACIENTES COM ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA.
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram uma órtese que auxiliará a movimentação de membro superior em indivíduos com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma das mais incapacitantes doenças neuromusculares conhecidas. A órtese desenvolvida tem caráter inovador e é controlada por uma interface cérebro-máquina, ainda inexistente no mercado.
O dispositivo, desenvolvido com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/MCTI, permitirá que pessoas acometidas pela ELA realizem movimentos de alcançar, abrir e fechar a mão e de trazer o objeto para si, o que contribuirá para sua maior independência. Caracterizada pela degeneração de neurônios motores do encéfalo e da medula, com progressão rápida e fatal, a ELA afeta de duas a sete pessoas a cada 100 mil indivíduos e é mais comum em adultos.
Confira a matéria completa em:
http://www.cnpq.br/…/journa…/56_INSTANCE_a6MO/10157/10392996
#NinguémFicaPraTrás #MCTI #MCTIéCiência #Ministério #Ciência #Tecnologia #Inovacoes #AquiéBrasil CNPq Jair Messias Bolsonaro Governo do Brasil SecomVc #LM
Comentários