top of page
Buscar

ATUAÇÃO DO CUIDADOR JUNTO AO FISIOTERAPEUTA NO ATENDIMENTO DOMICILIAR DE PACIENTES ACAMADOS

  • Hévila Nascimento Gomes
  • 11 de fev. de 2017
  • 4 min de leitura

RESUMO

Introdução: A atenção domiciliar inclui a reorganização do processo de trabalho pela equipe de saúde e as discussões sobre diferentes concepções e abordagens à família. Espera-se que os profissionais sejam capazes de atuar com criatividade e senso crítico, mediante uma prática humanizada, competente e resolutiva, que envolva ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação.


A participação ativa do usuário, família e profissionais envolvidos na assistência domiciliar constitui um traço importante para a efetivação dessa modalidade de atenção.


Objetivo: Avaliar a atuação do fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) no atendimento domiciliar de pacientes acamados, sob a visão do cuidador. Métodos: Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo. A pesquisa foi realizada a partir de um questionário aplicado no período de janeiro a março de 2016 aos cuidadores de pacientes acamados, no município de Horizonte (CE).


Resultados: Foi observado que, no geral, os cuidadores se mostram satisfeitos com o serviço prestado pelos profissionais de fisioterapia, onde 55% consideram importante a presença do fisioterapeuta na recuperação do paciente e todos recomendariam este serviço para amigos e familiares.


Conclusão: Observa-se através do estudo que os fatores interpessoais colaboram para que haja um melhor vínculo entre cuidador e fisioterapeuta, ocasionando uma melhor adesão ao tratamento domiciliar, tendo em vista que a necessidade de fortalecimento do vínculo com a equipe de saúde é essencial para a comunicação entre o fisioterapeuta e o cuidador, e para a recuperação plena do paciente.


Essa nova visão tem como objetivo melhorar a realidade do paciente no ambiente em que ele vive, realizar a prevenção de agravos, fornecer cuidados paliativos e reabilitar o paciente incapaz de locomover-se até a unidade de saúde


Fisioterapia: percepção do cuidador 25 Rev Fisioter S Fun. Fortaleza, 2016 Ago-Dez; 5(2): 23-32 Segundo o Ministério da Saúde


Cuidar significa servir, oferecer ao outro, em forma de serviço, o resultado de seus talentos, preparo e escolhas; é praticar o cuidado, perceber a outra pessoa como ela é, e como se mostra, seus gestos e falas, sua dor e limitação. Cuidado significa atenção, precaução, dedicação, carinho, encargo e responsabilidade.


O cuidador corresponde à pessoa designada, geralmente pela família, para realizar o cuidado, quando isto é requerido. Portanto, a proposta deste estudo é verificar a percepção do cuidador sobre o atendimento domiciliar do fisioterapeuta que atua no NASF.


METODOLOGIA Trata-se de um estudo descritivo, transversal e com abordagem quantitativa, realizado no município de Horizonte – CE. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a março de 2016 após a aprovação do comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Saúde Pública do Ceará de número 1.403.532. A população de acamados do município de Horizonte assistidos pela fisioterapia no NASF é de 80 pacientes, tanto da área rural quanto urbana. Dentre eles, existem 28 acamados com diagnóstico de doenças neurológicas, os quais são acompanhados através de visita domiciliar dos fisioterapeutas do NASF. A amostra do estudo é composta pelos cuidadores, do sexo masculino e feminino, na faixa etária de 18 a 65 anos, que acompanham esses 28 pacientes. Foram excluídos da pesquisa os cuidadores dos pacientes assistidos pela pesquisadora, para não correr o risco de viés de cortesia, além daqueles pacientes que não sem doença neurológica incapacitante. Além desses, foram excluídos também os cuidadores com déficit cognitivo, de tal forma que impossibilite a compreensão das perguntas a serem executadas.


Os resultados da pesquisa mostraram que todos os entrevistados consideraram que as explicações foram oferecidas com clareza pelo fisioterapeuta no primeiro contato, sendo que 45% (nove) consideraram ótimas ou excelentes. A segurança transmitida pelo fisioterapeuta também foi muito bem avaliada, onde 60% (12) disseram bom, 25% (cinco) excelente e 15% (três) ótimo.


Do total de entrevistados, 50% (dez) consideram entre ótimo e excelente o respeito e o interesse com que são tratados pelo fisioterapeuta e os esclarecimentos das dúvidas pelo mesmo. Todos os entrevistados disseram que sentem confiança nas orientações dadas pelo profissional de fisioterapia, 70% (14) acham ótima ou excelente a gentileza do profissional de fisioterapia e 55% (11) avaliam como ótimo ou excelente a privacidade respeitada durante a sessão de fisioterapia.


Fisioterapia: percepção do cuidador 27 Rev Fisioter S Fun. Fortaleza, 2016 Ago-Dez; 5(2): 23-32 Quanto à atenção dada às queixas dos cuidadores, 85% (17) avaliam muito bem e apenas 15% (três) pontuam como péssimo. Em relação à oportunidade dada pelo fisioterapeuta para o cuidador expressar sua opinião sobre o tratamento e sobre a habilidade do profissional, 60% (12) e 50% (dez), respectivamente, consideram esses dois itens satisfatórios e apenas 5% (um) considera os dois itens como péssimo. De todos os cuidadores, 55% (11) consideram entre ótimo ou excelente o aprofundamento do fisioterapeuta na avaliação do problema do paciente, a linguagem utilizada pelo profissional, a limpeza, higiene e segurança dos equipamentos/materiais utilizados pelo mesmo.


Outro quesito bem pontuado foram as explicações dadas para o cuidador realizar os exercícios para tratamento do paciente, onde 55% (11) também consideram esse item entre ótimo e excelente. A Tabela 1 sintetiza as respostas relativas à interação usuário-terapeuta. Considerando-se as perguntas que compõem esse domínio, quatro usuários qualificaram a interação usuário-terapeuta como péssima ou ruim.


Tabela 1. Itens do aspecto interpessoal interação usuário-terapeuta

Item\Análise descritiva Péssimo Ruim Bom Ótimo Excelente



Explicações oferecidas com clareza pelo fisioterapeuta no primeiro contato - - 55% (n=11) 20% (n=4) 25% (n=5)

Segurança transmitida pelo fisioterapeuta durante o tratamento - - 60% (n=12) 15% (n=3) 25% (n=5)

Respeito e interesse com que você é tratado pelo fisioterapeuta - - 50% (n=10) 35% (n=7) 15% (n=3)

Gentileza do fisioterapeuta - - 30% (n=6) 40% (n=8) 30% (n=6)

Privacidade respeitada durante a sessão de fisioterapia - - 45% (n=9) 25% (n=5) 30% (n=6)

Esclarecimento de suas dúvidas pelo fisioterapeuta 5% (n=1) - 45% (n=9) 25% (n=5) 25% (n=5)

Confiança nas orientações dadas pelo fisioterapeuta - - 40% (n=8) 40% (n=8) 20% (n=4)

Atenção dada às suas queixas 15% (n=3) - 35% (n=7) 20% (n=4) 30% (n=6)




 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page